segunda-feira, 9 de abril de 2012

Palestra sobre Símbolos é proferida na Loja Barão de Jundiahy

Excelente a palestra realizada pelo Irmão Davi Rodrigues Poit na noite de 26 de Março, Loja Barão de Jundiahy. Os presentes puderam refletir sobre a relevância dos símbolos para a vida profana, bem como para o caminho maçônico. Além dos conhecimentos adquiridos durante o encontro, os irmãos puderam confraternizar com seus familiares em sessão aberta à convidados e interessados no tema.  

Demonstrando desenvoltura e preparo acadêmico, Davi, que é Maçom e membro atuante da “Barão”, brincou com os presentes incluindo em sua fala a simulação de uma prova sobre os símbolos pátrios e a relevância das logomarcas para a sociedade contemporânea. De maneira clara, apresentou a relevância da simbologia que nos une e identifica como uma nação soberana, com suas tradições e glórias. Um pouco de nossa história fica registrada e identificada em nossos símbolos. Deu oportunidade de todos conhecerem peculiaridades referentes aos símbolos presentes aos objetos e armas do exercito brasileiro, explicando que tais símbolos ajudam na identificação destes profissionais e de seus atos na manutenção de nossa liberdade.

Através dos símbolos, que também podem ser entendidos como códigos, instituições organizam suas mensagens, tradições, interesses e outros detalhes que ficam explicitados em suas marcas. Lembrou à todos que as marcas ou produtos produzidos por uma empresa agregam valor, estabelecendo diferenciais quanto a outros produtos concorrentes. O assunto é muito sério no mundo coorporativo, quando um simples rótulo carrega a história de uma família, de um grupo empreender, de um país ou até mesmo a expressão de um conceito de vida. Como exemplo, mais do que uma marca ou símbolo a palavra Coca-Cola está impregnada de valores e conceitos do povo Norte-Americano. Valorizando ainda mais o evento, aproveitou o momento olímpico que vivemos para abordar a questão dos símbolos no meio esportivo, falando da busca da superação e da competição capitalista entre os países mais poderosos, sempre em busca da hegemonia. O Venerável Mestre Carlos Alberto Basso parabenizou a dedicação com que Davi Rodrigues Poit conduziu aquele momento e agradeceu o carinho e prontidão de todos os presentes e familiares.


Fernando Balbino, professor e membro da Loja Barão de Jundiahy 733.

Nenhum comentário:

Postar um comentário