O Estandarte


O Estandarte é uma importante insígnea de uma Loja Maçônica. De fundamental importância simbólica e esotérica, as suas cores, simbolos e dizeres, identificam a filosofia, o objetivo e a finalidade de uma instituição, entidade ou organização.

Este, foi desenvolvido para a A.:R.:L.:S.: BARÃO DE JUNDIAHY pelo Professor José Antonio Galego e pelo Designer Marcello Azzolini, ambos membros ativos da Loja. Considerando a simbologia que sempre norteou a Loja mãe, segue uma breve expressão de seus elementos:

Sobre um escudo peninsular Português de fundo branco, com bordas verdes significando a paz e a esperança, onze símbolos foram empregados. Ao alto dividindo o firmamento estão os três pontos, símbolos de identificação dos maçons e no interior deles as três Lojas que dividem o mesmo templo na Vila Hortolândia. A Lua crescente em amarelo da Loja Barão de Jundiahy nº 733; a Estrela em amarelo e azul da Loja Estrela de Jundiaí, nº 325 e o Sol em amarelo da Loja Filhos do Sol, nº 470.

Ladeando o Estandarte garantindo força e beleza, estão as Colunas em amarelo ocre ornadas com ramos de Acácia em tons de verde, imortalizando e protegendo os trabalhos executados sob a vista do Brasão. Entre colunas, foi dividido em quatro quadrantes e adornado pela Espada Flamígera vermelha voltada para cima. No quadrante superior esquerdo, dividido pela força do fogo o Leão Rompante vermelho, símbolo emprestado do “brasão de armas” da família Queiroz, ao seio da qual nasceu Antonio de Queiroz Telles, o primeiro Barão de Jundiahy, “O mais ilustre filho do passado, da cidade de Jundiaí”.

No quadrante superior direito de fundo branco sob o qual o Esquadro e o Compasso em preto, símbolos da Maçonaria Universal garantem a retidão das condutas e medidas exatas no emprego da força e da justiça. No quadrante inferior esquerdo o Pavimento Mosaico em branco e preto retratando os antagonismos da vida. No quadrante inferior direito a Serra do Japy em tons de verde, símbolo maior de nossa cidade, aos pés da qual registra-se o Rio Jundiaí em azul com seus bagres Jundiás em preto, peixes característicos da Bacia Hidrográfica da região, o qual deu origem ao nome do Município.

Unindo todos os elementos a Faixa vermelha tal qual a do brasão do Município de Jundiaí, com os dizeres “A.:R.:L.:S.: BARÃO DE JUNDIAHY Nº 733” e abaixo, a data de sua fundação sob os auspícios da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.