ANTONIO DE QUEIRÓZ TELES – BARÃO DE JUNDIAHY


Antonio de Queiroz Teles, foi o primeiro Barão de Jundiahy (na época, com grafia antiga). Nascido na Vila de Jundiaí em 1º de fevereiro de 1789, o filho de lavradores dedicou-se também a lavoura, ingressando mais tarde na política com o intuito apenas de bem servir a sua terra. Ocupou vários cargos, foi Juiz de Paz, Vereador, Membro da Assembléia Provincial, Juiz Municipal, Juiz de Órfãos e Delegado de Polícia. Como Lavrador foi um dos defensores da construção de estradas de rodagem, por isso confiou-lhe o governo provincial a incumbência de fiscalização da estrada entre São Paulo e Campinas.
O sufrágio popular deu-lhe invariavelmente o primeiro lugar nas eleições e por conta de sua popularidade, em 1848, quando o Imperador Don Pedro II visitou Jundiahy, hospedou-se em sua residência. Teles foi condecorado Comendador da Ordem da Rosa e, posteriormente reconhecidos seus serviços, foi intitulado agraciando-o com o título de “Barão de Jundiaí”.
Antonio de Queiroz Telles foi sempre incansável em propugnar quer na Assembléia, quer perante o Governo pela construção de uma boa estrada entre Jundiaí e Santos e durante quase toda sua vida foi encarregado pelo Governo Provincial de inspecionar e fiscalizar parte da estrada entre São Paulo e Campinas.

Queiróz Teles teve 8 filhos, entre eles, Joaquim Benedito de Queirós Teles (Barão do Japi), Ana Joaquina do Prado Fonseca (a Segunda Baroneza do Japi) e Antonio de Queiróz Teles Filho, o Conde do Parnaíba. Era casado com D. Anna Liduina de Moraes e faleceu em 11 de Outubro de 1870. Importante dizer que na época ainda não existia uma Loja Maçônica em Jundiaí e, por isso talvez, não haja registros históricos de ter sido o Barão um Maçom.

Entre as homenagens a seu nome, estão diversas ruas, praças e monumentos por todo o Estado de São Paulo. Das mais importantes, a Rua Barão de Jundiaí (conhecido como Calçadão da Barão), o Museu Solar do Barão (com história da cidade na época do império) e o Grupo Militar Barão de Jundiahy (no 12º GAC). Na cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro da Lapa, a Rua Barão de Jundiaí é um importante corredor e calçada de comércio.

Fontes: Prefeitura Municipal de São Paulo, Jornal de Jundiaí e Wikipedia.