A História da Loja


No início do ano de 2011, em reunião informal, os Maçons Joaquim Gaspar de Mello Junior, Joaquim Augusto Tadeu Hernandez, Fabio Eduardo Kachan, Carlos Alberto Basso e Aguinaldo Luis Oliveira, tomaram a decisão de proceder a fundação de uma nova Loja Maçônica nesta cidade. Para tanto, contataram aqueles com quem mantinham maiores laços de amizade, pretendendo atingir um mínimo de 13 Irmãos a fim de que a nova oficina pudesse ter todos os seus cargos preenchidos em suas Sessões.

Superando as expectativas, na segunda reunião já havia 10 pessoas em torno da ideia e na terceira 20 irmãos. Com a autorização do Grão Mestre Francisco Gomes da Silva, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo e inclusão ainda de mais alguns valorosos obreiros que buscavam uma oficina em Jundiaí, a reunião de fundação aconteceu com 29 irmãos dispostos a fazerem parte da Loja, além da presença de representantes de toda a Região.

Para concretizarem o sonho, ainda havia a necessidade de todos os membros obterem junto as suas antigas oficinas os Quites Placets, porém alguns destes faziam parte da então administração da Loja Mãe e precisavam concluir lá o seu trabalho. Assim foi feito e o desligamento destes aconteceu em etapas, entre maio e julho deste mesmo ano e de maneira extremamente pacífica, a ponto de continuarem as duas Lojas utilizando o mesmo Templo. 

Os meses entre o surgimento da idéia e a concretização da mesma foi repleto de muito trabalho. Foram várias visitas a Grande Loja, diversas reuniões com os outros membros da Loja 325, reuniões para planejamento da fundação e a realização de 3 eventos importantes, sendo o primeiro em parceria com os Irmãos da Loja Estrela de Jundiaí 325.

A A.:R.:L.:S.: BARÃO DE JUNDIAHY 733 reune-se todas as segundas-feiras, às 20 horas, a Rua Ovidio Zambon, 273, Vila Hortolândia, Or.: Jundiaí-SP.