segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aprendiz da BJ é protagonista em ato cívico

O momento do arriamento
O feriado de Tiradentes é comemorado em todo o Brasil, uma vez que no dia 21 de Abril de 1792, o então Inconfidente Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado e teve ainda seu corpo esquartejado na cidade do Rio de Janeiro. Porém somente no século seguinte que sua condição de mártir foi reconhecida e, desde então, sua memória resgatada através da história. Como é de costume em todas as datas com significado cívico, a Maçonaria Jundiaiense se reúne na Praça do Maçom e presta suas homenagens. O hasteamento do Pavilhão Nacional acontece no início do dia e o mesmo é arriado às 18 horas.

Nosso Ir.: Apr.: no momento de seu dever
Nesta segunda-feira, a Loja Barão de Jundiahy 733 era uma das 3 lojas responsáveis pela cerimônia e teve seus representantes presentes. Juntamente com os Veneráveis Mestres das Lojas Filhos do Sol e Pedro Fávaro, um Mestre da BJ foi responsável por representar nosso V.:M.: e levantar a bandeira. No final da tarde, porém, a honra coube a outros IIr.: aliatoriamente e a nossa Oficina esteve nas mão do querido Irmão Aprendiz Esdras de Medeiros.

Conhecedor dos rituais e dos costumes militares, principalmente por ser um ex-militar e ainda um fuzileiro, o Ir.: Esdras poderia nos dar aulas a respeito do trato com o símbolo maior da Pátria. Com tal conhecimento e sabedoria, fez sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário