terça-feira, 17 de abril de 2012

Fazendo igual a Zoroastro

Basso, Berg, Chicão, Kachan e alguns outros, num Ágape Fraternal

Segundo a Wikipedia, Zaratustra, mais conhecido na versão grega de seu nome, Zωροάστρης (Zoroastres, Zoroastro), foi um profeta nascido na Pérsia (atual Irã), provavelmente em meados do século VII a.C. Ele foi o fundador do Masdeísmo ou Zoroastrismo, religião adotada oficialmente pelos Aquemênidas (558 – 330) a.C. A denominação grega Ζωροάστρης significa contemplador de astros. É uma corruptela do avéstico Zarathustra (em persa moderno: Zartosht ou زرتشت). O significado do nome é obscuro, ainda que, certamente, contenha a palavra ushtra (camelo).
 
Segundo consta na história, ao nascer, Zaratustra não chorou, maso ao contrário, riu sonoramente. As parteiras acharam estranho e chamaram os sacerdotes, que ficaram chocados e, percebendo que a criança seria um revolucionário do pensamento humano, mandaram matá-lo. O bebê teria sido jogado numa fogueira,  colocado no caminho de bois, na toca de uma loba, mas nada sofreu. Confusos, os sacerdotes da época nunca o deixariam em paz.
 
Mais tarde, em idade adulta, foi conhecido como o "Boa Mente", pela sua forma de pensar e reagir perante aos acontecimentos. Fez seguidores e uma de suas características é que sempre terminava suas reuniões com um Ágape Fraternal. Por essa razão, o Blog da Barão faz hoje essa citação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário